02 dezembro, 2005

Lutero Moderno e o Neopentecostalismo

Irmãos,

Eu queria muito falar sobre o fim dos tempos, mas ainda estou em fase de aprendizado e iria falar algo muito subjetivo para não confundir ninguém e causar polêmicas... Então resolvi colocar um artigo meu. Por favor não entendam errado. Não estou indo contra aos nossos irmãos que congregam em lugares cheios de praticas erradas. Estou sim falando contra instituições e práticas humanas, coisas que não tem haver com coisas celestiais. Demorei para postar, pois estava tendo provas no ultimo mês e estava sufocado com a faculdade. Mas agora estou com mais tempo e pretendo escrever sempre. Gostaria de agradecer muito enorme número de visitas. Apesar de não me impressionar com número, eu fiquei muito feliz porque muitos gostaram do artigo de superficialidade e tivemos muitos comentários. Os comentários fazem com que o Blog seja mais interativo e que vocês façam parte dele também.

Estou lendo um livro que se chama: O HOMEM DO CÉU. Esse livro é sensacional e vale a pena comprar. Eu leio aparentemente bem e sei que hoje a maioria das coisas que os cristãos têm lido é lixo. Mas esse livro eu garanto que será muito bom para edificação de toda a Igreja. É de uma editora séria, que para mim até hoje não cedeu as paixões do comércio evangélico, editora Betânia. Lendo esse livro eu pensei em como nós cristão brasileiros estamos com valores errados, valores liberais e gananciosos. Vi que muitos desses valores são por causa das influências apelativas e extremas das igrejas históricas(que se desviaram da reforma) e das igrejas neopentecostais(que se desviaram da bíblia mesmo). Das Igrejas históricas quero falar outro dia...hoje resolvi falar do movimento Neopentecostal. ESPERO QUE TENHAM PACIÊNCIA DE LER! Fiquei pensando: Se Lutero viesse hoje, contra o que iria contra? E então escrevi essas coisas com a mente cativa em Deus.

Espero que esteja tudo bem com todos. Que todos estejam vivendo no fogo do avivamento e cheios da presença do Espírito Santo de Deus! Fiquem na paz do Amado Jesus e saibam que amo Jesus de todo o meu coração!

Abraços apertados!


Lutero Moderno e o Neopentecostalismo

Porque não lidar com multidões e não com o individualismo? Ou porque não ficarmos individualistas e esquecermos das multidões? Poderia existir um movimento, uma crença ou religião que lida com o dois objetivos em “equilíbrio”? Sim, poderia. O problema é que esse movimento tende aos extremos e a mentira. Esse movimento religioso é denominado de Neopentecostalismo.
O Neopentecostalismo veio com ensinos da Teologia da Prosperidade que substitui o evangelho da graça pelo evangelho da usura. Começou por volta da década de 50 e hoje está dividindo ainda mais a igreja, aliás, está esboroando a unidade.
Será que precisaremos de outro Lutero para abrir nossos olhos? Se Lutero viesse hoje ao mundo seria para ir contra práticas neopentecostais, que muitas vezes trazem vergonha para à todos os crentes mais bem dotados de inteligência. Ou será que viria contra o movimento carismático católico romano, que faz qualquer católico tradicional ter vergonha de sua religião ao ver padres dançando em “show´s”? Movimento esse que imita totalmente os evangélicos neopentecostais. Para qual dos públicos Deus iria enviar o novo Lutero ao mundo?
Hoje existem tantos tipos de cristãos e de evangelhos diferentes que até confundem a muitos crentes. Como se existisse 2 evangelhos, criaram o 2o evangelho: evangelho da prosperidade. Como o homem pode ser tão medíocre ao ponto de criar sincretismo religioso, político e social? O homem realmente é um ser antagônico, principalmente o Brasileiro (infelizmente). Como disse Caio Fábio: “Jesus deu a sua vida em favor de gente ambígua como eu e você. Gente estranha. Gente que gostaria de fazer as coisas diferentes, mas não sabe como. Gente que é ao mesmo tempo vítima e réu; executado e executor; herói e bandido; boa e perversa. Gente que tem na face a imagem de Deus, mas faz as caretas do diabo”.
O movimento neopentecostal me encanta na maneira de “convicção” e de organização humana, mas em outros mil pontos me desaponta. Numa mensagem do Bp. Edir Macedo da Universal eu o ouvi dizer que deveríamos ter uma fé racional e deveríamos pensar se verdadeiramente a nossa fé é real. Na hora eu até engoli essa dele, mas depois eu fiz uma coisa que poucos arriscam fazer hoje em dia, eu pensei. Eu estive pensando racionalmente e vi que existe muita mentira nisso tudo que é pregado na IURD e em outras Igrejas Neopentecostais.
Um dos motivos que a Reforma foi instituída foi por causa da cobrança de indulgências. Para construção da Basílica de São Pedro (mais uma ambição totalmente humana), foi feito empréstimos de banqueiros da época. Para pagar esses banqueiros a Igreja se desesperou. As Indulgências: salvação comprada por dinheiro nos leva ao Lutero e à Reforma. Sendo um servo do Senhor Jesus, ele sentiu-se ofendido com Tetzel e a venda de indulgências. Tetzel era o mais talentoso vendedor de indulgência. O dinheiro arrecadado era dividido com os banqueiros da época e com o papa, mas uma parte ficava para o próprio Tetzel. Desta forma Lutero conseguiu ver que as almas estavam sendo enganadas quanto à salvação. Desde quando podemos comprar salvação com dinheiro? Isto foi o que proporcionou o pontapé inicial da Reforma. Crendo que você tem que experimentar e aprender para ter autoridade de falar algo sobre o assunto, fui um dia a uma reunião na IURD. O “culto” era da família e na hora da arrecadação o Pr. X disse que quando você colocasse o dinheiro nos pés dele, automaticamente sua família seria “liberta” de todo mal (não estou brincando, isso aconteceu mesmo). Segui as instruções de ter uma fé racional como o “Bispo” e presidente da IURD me auxiliou, como eu mesmo já disse anteriormente. Então pensei: “Que deus é esse que cobra para me abençoar? Eu não quero seguir esse deus não!”. Se eu não fosse cristão, já não tivesse tido uma experiência profunda e sobrenatural com Deus e tivesse pensando racionalmente nessa ocasião, nunca mais voltaria a pisar em um auditório, que hoje em dia chamam de templo (como no velho testamento), cristão ou que se diz cristão. Então com certeza existe equívocos e ensinos antagônicos, pois se os “fiéis”(não sei a quem são fiéis, por isso as aspas) fossem verdadeiramente racionais, a IURD e muitas das igrejas neopentecostais e até mesmo algumas pentecostais estariam vazias.
Mas quando “o bicho pega” dessa forma comigo, prefiro me manter cativo ao livro do céu (bíblia) e saber O QUE DEUS ACHA DISSO TUDO. Para isso é necessário eu me esvaziar e me encher do Espírito da verdade, para não criar “heresias” e/ou falsas doutrinas em minha cabeça e também para não julgar(mas tem coisa que não julgamos, nós vemos e ouvimos). A bíblia diz que a salvação da alma, do Espírito e de qualquer ocasião é pela fé em Jesus Cristo e não por obras para que ninguém se glorie. E diz mais: ``E isso é dom de Deus``. Pela graça somos salvos, se não fosse ela, nem mesmo o mais “puro” teria salvação em Jesus. Por isso não existe barganha entre mim e Deus, pois Deus olha o coração e a fidelidade e não a religiosidade. A religiosidade, na verdade, nos afasta de Deus. Vi que jamais poderia fazer com que Deus me amasse mais ou menos e que nada e nem ninguém poderia me separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo(Leiam Romanos 8:24-39 e vejam vocês mesmos)
O problema do Neopentecostalismo e das multidões querendo milagres não é algo novo. Isso acontece desde a época de Noé, Jesus, Lutero, Calvino, Charles Spurgeon, até os dias de hoje. Sempre existiram movimentos assim e a ira divina sempre esteve sobre esses. Não estou querendo dizer que Deus está furioso com essas pessoas que roubam as velhinhas e as empregadas domésticas com promessas de salvação e prosperidade financeira. Isso somente Deus pode estar, agir e falar com cada um. O que estou querendo dizer é que Deus não tolera algumas coisas e elas fundem de um dia para o outro! Como aconteceu com o movimento que Spurgeon foi contra como um verdadeiro profeta e avivalista de Deus em seu tempo, o movimento se sucumbia graças a um homem que se levantou contra. Esses homens que praticam ações de “má fé” deveriam ler mais o texto de Mateus 7 e principalmente deveriam se preocupar com o versículo 23: `` Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade``. Esse texto já me deu medo, será que neles não? Será que eles nunca leram ou se acham longe disso?
O neopentecostalismo têm como seu publico pessoas que estão desiludidas com a religião formal e sem resposta para as angustias cotidianas de sua alma e vida. O Neopentecostalismo, tem tido uma grande adesão, muitos hoje estão em busca da religião ou de Deus, puramente por interesses pessoais, pelo o que você pode ter, ou adquirir, é como um guia de auto-ajuda bem diferente da palavra de Deus. Nos tempos de Jesus também era assim, muitos o procuravam pelo pão e pela cura, porém nos nossos dias, isso tem se agravado. E apesar de haver intenções egoístas, tenho que admitir que expressa uma ideologia organizacional rica. Eles têm rádios(que só visam lucro e nunca abençoar), tem programas de TV´s que a cada 2 minutos falam de você ser contribuidor e outras coisas desse mundo. Logo Deus me lembra que Igreja não é organização e sim organismo vivo! Por causa da organização humana e não celestial que a Igreja hoje está se desviando mais uma vez. No século 3 a igreja ajuntou-se com o Estado, formando a Igreja Católica Apostólica Romana(ICAR), que de Católica(Universal) nunca teve nada, pois é centralizada em Roma. Uma coisa não pode ser Universal e ter mais valor em um lugar. Do mesmo jeito não é mais apostólica desde o século 3, quando começou a chamar os apóstolos(Bispos) de Papas e a ter ordem única. Como meu amado guia espiritual, que eu amo muito diz "Deixa eu te dar uma real": A Igreja exemplo na Bíblia nunca foi a de Roma(como os católicos acham) e também não era de Jerusalém(como muitos evangélicos tem vivido hoje em dia). A igreja local modelo para todos nós era a de Antioquia! Mas essa foi de graça. O que eu quero dizer é que do mesmo jeito que as igrejas se desviaram no passado, será que hoje também não podem estar se desviando totalmente? Muito idolatram a reforma, mas a reforma foi somente a explosão dos fatos e como Calvino dizia: "Igreja Reformada, sempre reformando", temos que continuar. M0as a gente não enxerga, são poucos que vêem as coisas podres no meio do povo de Deus. Igreja nunca será santa com instituições e organizações humanas. A Igreja deve ser orgânica e funcional, como a igreja exemplo – a igreja primitiva.
Jesus teve compaixão daquela multidão que o seguia só por causa dos sinais e maravilhas. Disse que a multidão é como ovelhas que não tem pastor. Hoje o caso é o mesmo. As multidões lotam igrejas Neopentecostais atrás de conquistas, “vitórias”, curas, prosperidade e outras coisas “boas” da vida, um verdadeiro epicurismo “cristão”. O evangelho não deve ser nem estoicista (sofrimento para ser feliz) e nem hedonista(prazeres da carne a todo preço para ter felicidade). Mas se fossemos pensar assim, o evangelho é muito mais estoicista do que hedonista. Os prazeres de sermos filhos de Deus existem, mas a mensagem correta é: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.`` (Jesus Cristo – Mt. 16:25). o estranho é que nunca escuei isso na TV ou em uma reunião de igrejas que seguem linhas "modernas". Creio que a única solução é sermos como Jesus sempre e termos compaixão da multidão. Irei contra esse movimento e contra qualquer movimento anti-bíblico que surgir. Irei contra as instituições financeiras que se dizem Igreja, irei contra as organizações religiosas que estão colocando práticas do velho testamento dentro da igreja da Nova Aliança, irei contra os mantras evangélicos, irei contra os que pregam viver por visões humanas e não pela fé como diz a bíblia (E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé – Gálatas 3:11) e irei contra a toda espécie de engano que Deus me mostrar. Como Elias temos que confrontar os falsos profetas e considera-los como anátema, como o Senhor nos ensinou (“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” – Gálatas 1:8). Mesmo assim não quero me desgastar com essas coisas...Mas uma coisa eu tenho certeza, minha atitude pela multidão dessas “igrejas” não vai ser a mesma deles para conosco. Não quero gerar mais divisões, eu quero é alertar para que não nos desviemos mais ainda. Não quero ser um revolucionário e sim quero ser voz de Deus. Eu oro constantemente pela Unidade do povo de Deus e não agirei como eles! NOSSAS ATITUDES SEMPRE DEVEM SER AS MESMAS DE JESUS: ter compaixão deles, pois precisam de pastores!
O Lutero moderno talvez iria viver com ânsia de vomito. Mas quando ele pudesse melhorar, falar e escrever, ele iria bater de frente com as práticas pagãs das falsas religiões e principalmente dos evangélicos neopentecostais e tradicionais que se acham donos da verdade. Iria ter mais de 1000 teses para defender e não iria retroceder. "Não vou usar de mais argumentos e a menos que seja convencido pela Bíblia, não aceito a autoridade papal, nem os concílios de tradição católicos. Todos eles se contradizem. Minha consciência está cativa à Palavra de Deus. Tudo que posso fazer é não negar os meus livros, pois não posso ir de encontro a minha consciência. Ajuda-me Senhor Deus! Amém." (LUTERO, Martin – 1521 em Worms diante do Rei Carlos V e enviados do Papa).
Se os cristãos modernos neopentecostais fossem tão fundamentalistas em caráter como são em religiosidade o mundo estaria muito melhor e o evangelho seria expandido com maior intensidade por toda a terra.
Não quero desculpas a respeito do Neopentecostalismo, a menos que seja convencido pela bíblia, não aceito a autoridade “Episcopal”, nem “pastoral”, “apostólica”, muito menos a dos que se auto intitulam “paipóstolos” dos neopentecostais, nem concílios ou conselhos de pastores de denominações evangélicas que tanto se contradizem. Minha consciência está cativa à palavra de Deus. Tudo que posso fazer é não negar a minha fé, pois não posso ir de encontro a minha consciência. Ajuda-me Senhor Jesus! Amém.
Levantemos irmãos para alertar o povo como uma voz profética nessa nação. Vamos ir contra a esses ensinos pagãs de prosperidade, de lei do velho testamento e de tudo que tem enganado a Igreja Brasileira. Corramos a justiça de Deus, pois o tempo está próximo e precisamos alertar os enganados e orarmos pela unidade da Igreja. A Igreja deve ser para as multidões, mas temos antes de tudo que discipular cada cristão, pois muitos precisam de pastores, pastores de verdade e não meros apresentadores de mensagens, pregadores desvairados. O Lutero dessa geração somos nós!
CONCLUINDO: estudando o Neopentecostalismo prefiro ouvir o ”Grande Bispo” da IURD - ficar na racionalidade e não nas emoções (não que emoções não aconteçam, mas “o coração do homem é enganoso”) - e sendo assim, prefiro ficar como João, deitado no peito de Jesus (intimidade - coisa que poucos querem, pois se paga um preço) do que ficar comendo pães e peixes. Até mesmo porque nem gosto muito de peixe!!!
Falei muito de Lutero, mas Lutero foi somente um homem usado por Deus. Somente Jesus é digno da nossa plena confiança. Toda a palavra do Senhor aponta para Jesus e nossas vidas devem ser somente para ele! Jesus quer nos mostrar a verdade!

Filipe Rosa(escravo de Deus e de todos os santos)

11 comentários:

Anônimo disse...

Nossa pesada mas muito bom .... temos realmente que filtrar tudo o q escutamos afinalcomo ja diria o ditado " nem tudo que reluz é ouro"

Anônimo disse...

Ola amado!
Amém...seu texto fala de muitas verdades!
Devemos orar por discernimento e para que o Senhor abra nossos olhos para as falsas doutrinas e enganos que o Homem tem colocado no meio do povo de Deus!
Que possamos nos espelhar em Cristo, andar por onde Ele andou, falar o que Ele falou, e buscar Sua essencia e seu caráter para a nossa vida, e assim, ser chamados de verdadeiros discipulos de Jesus!
Fica na paz.....ou na guerra né!
Deus te abençoe!
Bjos
Dani

Anônimo disse...

ola...ow...q verdades proferidas. A igreja precisa acordar, discernir as falsas doutrinas, "pastores" enganosos, ambiciosos, cheios d ensinamentos contrarios, objetivos perdidos. Deus tem levantado uma geração q não se calará, q não se intimidará diante d tantas heresias...cara, q Deus o abençoe tremendamente...seja a voz do céu...bj grande

Anônimo disse...

Oi Filipe
Seu blog esta muito bom, vc escreve muito bem, vc é uma benção!!
Q Deus continue te abençoando muito.
Bjos..
Yasmin (Catanduva)

Anônimo disse...

Oi, te achei muito legal e queria saber se vc pode me adicionar, muitas coisas q vc faz e pratica, eu também pratico então vamos ser amigos?
tchau, achei seu blog muito bom e esclarecedor!

SUB. MADEIRA disse...

Amado irmão em cristo que a graça e a paz de nosso Senhor esteja contigo, é isso aí Servo bom e fiel, temos que combater esta gente que faz comércio em cima da palavra de Deus, estes PSEUDOS pastores, que estão preocupados com o próprio umbigo, e não com a missão que Jesus nos deu, de ir pelo mundo e pregar o evangelho a toda criatura, e fazer discípulos,A maioria não está obedecendo, eles estão ficando em seus "Templos Luxuosos", medindo o crescimento da arrecadação. Miseráveis!
http://luizmadeira.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabens precisamos defender o evangelho de Cristo que tem sido tão banalizado por falsos pastores continue assim e que Deus te abençoe

Anônimo disse...

Tradiçoes nao levam a nada, creia na palavra e deixará de ser religioso, Deus não muda. Sua palavra continua a mesma e ele nos chamou para sermos filhos, para podemos compreender isso temos que pensar como Deus pensa! Essa é a Justiça de Deus, nao é uma justiça do mundo, onde existe uma relação de troca como a tradição tem ensinado. Mas é uma justiça em que Deus deu tudo e eu não dei nada! só aceitei que ele pagasse a minha dívida e pronto. Isso é um pouco dificil de entender para quem vem da religião e está acostumado a pagar um preço por tudo. Deus se fez pecado para que fossemos Justiça de Deus! Somos justificados, fazemos parte de um Reino "Invisível" somos de um outro "mundo" temos credencial de outro Reino, somos extrangeiros no Mundo reinado pelo diabo! Não devemos seguir as regras da Religiao, nem deste mundo! A única forma de vivermos em um mundo que não é controlado por Deus, é tendo uma Fé do tipo da de Deus, como diz o Apóstolo Paulo. Essa Fé causa muito desconforto para aqueles que não a entendem, não ligo, mas esta Fé é que sustenta os Justificados por Cristo numa Aliança feita por ele mesmo. A Fé no que Deus diz(não duvidando em meu coração) diz que Deus atravéz de Jesus já me curou, então se acredito no que Deus disse, então sou curado! é simples assim. Se ele diz que "Se eu quiser e o ouvir comerei o melhor desta terra" e eu acreditar piamente nisto, é exatamente isto que vai acontecer, porque DECIDI acreditar no que ele diz primeiro ouvindo-o atentamente e acreditando sem duvidar no meu coraçao. Meus amados não se enganem, Deus não muda, o plano de Deus é perfeito - Ousem crer e poderão experimentar maravilhas. A Fé opera pelo Amor, o Amor é fundamentado na Verdade, então se vivermos o evangelho como religiosos estaremos vivendo em mistério, mas Cristo é a plenitude do Deus Vivo, é o misterio que esteve oculto, e que foi manifesto na plenitude dos Tempos! Tudo o que Deus tinha que fazer por nós Deus já o fez! Ele não vai mandar Jesus ser crucificado outra vez! Tudo o que ele tem para falar está em sua palavra! Acordem irmãos e vivam o Evangelho! Propaguem isto para o maior número de pessoas possivel! Quem sabe algum miserável escute este Evangelho e mude de vida, deixe de comer migalhas ao chão, e passe a se assentar dignamente! Em Cristo,

Danilo Patuci

Anônimo disse...

Irmão Filipe, que você jamais se afaste da simplicidade que há em Cristo e que continue falando A VERDADE,pois como disse Paulo: "se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo".Gálatas1.10

gostaria de deixar algumas questões para PENSARMOS:

Será que a igreja tem vergonha do evangelho de Cristo?

Por que a igreja prega tanto o Velho Testamento?

Como podemos formar discípulos de Jesus ensinando e cobrando coisas do Velho Testamento?

Que cristianismo temos vivido: na LEI ou na GRAÇA ???

Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? João 1.46

do irmão Flávio.

Anônimo disse...

Irmãos,

Não se assustem. Sinal dos tempos!
Interessante é que estes tempos são profetizados desde os primórdios da civilização, e onde está Jesus? Caramba! mais de 2000 anos e nada? O que ele está esperando? Uma Terceira Guerra Mundial? Ah, agora temos ameaças reais de aniquilamento da humanidade. Efeito estufa, poluição, falta de água...

Irmãos,
Se as igrejas não se adequarem as demandas sociais não haverá fiéis.
Estamos numa sociedade tecnológica de alto consumismo, o cristianismo original de negação deste mundo por um mundo no além não mais se encaixa nos anseios da população pobre. Um cristianismo mais próximo do original, este de negação deste mundo, pode até ser praticado pela classe média, mas os pobres ficarem aguardando bênçãos no céu é demais.
Acordem irmãos!

Anônimo disse...

Primeiramente, o principio dos movimentos neopentecostais é justamente a não religiosidade, Acredito que o artigo foi feito se baseando não em uma vivência sua, mas no que você ve de igrejas que hoje tem fama de materialistas como a Igreja Universal. A questão é: o que você entende por neopentecostalismo pra dedusir o que Lutero acharia de tudo isso? Pra quem não sabe, o neopentecostalismo, surge da mesma vertente do protestantismo, e tem então a mesma missão clara de passar a palavra de Deus adiante, e mostrar pra todo mundo, que a nós fomos remidos pelo sangue de Cristo. Já que você se achou digna de julgar o que Lutero diria, acho eu que ele adoraria cantar um blues louvando ao Senhor com essa geração de jovens crentes que novos movimentos têm levantado. Não simplesmente pelos ritmos dos louvores, pela divulgação usando site, radio e tudo mais... MAS por este ser um trabalho de evangelização que tem convertido muitos jovens, como eu, que agora têm Deus como seu salvador! Criticam tanto a dinâmica de como os cultos são feitos e tal, mas não percebem o trabalho que temos feito de evangelização, inclusive por meio da dança. É demais pra você ver um grupo de jovens dançando street e orando com as pessoas da praça? É demais pra você ouvir um louvor com ritmo de blues? Acredito que se você faz isso tudo para honra e glória do Senhor não deve achar isso errado por não ser tradicional. O que acontece com os novos movimentos como o da Igreja Bola de Neve, é que eles não tentam fazer lavagem cerebral na sua cabeça, eles vão até o jovem, no jeito jovem de ser, e pregam a palavra como ela é, na realidade em que estiverem. Quanto a ganancia ao receber dizimos a qual também foi citada no artigo, isso você vê em qualquer igreja porque depende do lider que está a frente da mesma. Ou você pensa que não existem pastores que fazem as coisas pra sua própria glória nas igrejas do tipo que você vai? Não é a pessoa que disse que o dízimo uma vez que entregue vai abrençoar a sua familia que vai te levar pro céu. Achou errado? Que bom, sinal de que você já leu Deteronômio 14 onde fala da real importância do dízimo. "Façam isso para que o Senhor, teu Deus, abençoe o trabalho de vocês". Se você questiona isso, você não questiona uma igreja que um dia você resolveu julgar sem conhecer, você questiona a palavra de Deus. Amém, é esse o meu desabafo. Espero que todos esses comentários sejam construtivos para que você construa uma idéia. Não a mesma que você escreveu, mas uma idéia esclarecida. Aí então depois que orar por isso, veja se seu artigo sobre um lutero moderno, ironizando inclusive igrejas evangélicas que adoram o mesmo Deus que o seu, porque ele é O ÚNICO, serve pra instruir alguém ou para infatizar ainda mais a "religiosidade" e o "tradicionalismo", ambos que claro você já deve ter lido na palvra que são questionados por Deus, e que Lutero também esclarecia que era contra. Paz!